Acabo de ler a peça infanto-juvenil "Caeirinho e a Carta da Terra", escrita por Geovana Pires e feito com inspiração total na obra de Fernando Pessoa, sendo, portanto, guardião de rebanhos de belas cenas. Falando sobre as questões contemporâneas para um público que não está sendo trabalhado na questão da sustentabilidade - salvo alguns casos -, que são as crianças e jovens, Geovana faz "Pessoinha" entrar em seu "Wíndios Tchuptchura" e encontrar um outro personagem da peça, baseado no mais famoso heterônimo do mestre Fernando Pessoa, e também tido como mestre de todos eles, que é Alberto Caeiro, que na peça é o "Caeirinho", menino de 10 anos que, junto com seu amigo "Árvore de Campos", ajudam "Pessoinha" a encontrar a "Mãe Natureza" e o "Índio Pôr do Sol", para juntos seguirem até o ano 2009, a fim de impedir o quadro de devastação que encontram no futuro, e tudo isso viajando no tempo com efeitos de gelo seco e muita criatividade.
Todos os atores envolvidos são jovens e donos de trajetórias consistentes nos teatros e nos espaços passíveis de uma encenação teatral, como a rua, por exemplo, não sendo coincidência o fato de alguns deles terem passado pelo histórico grupo "Tá na Rua", o que significa terem passado também pelo talento e resistência do grande mestre Amir Hadad.
Caeirinho veio para ficar e ir além dos palcos. Não me espanto de vê-lo um dia visitando seu primo Chico Bento e aproveitando para bater um papo com toda aquela turma de Cebolinha, Mônica, Cascão & Cia, e o seu mar de navegação parece ser a internet, onde seguirá surfando nas ondas do bom texto, da bela poesia e dos grandes nomes como Fernando Pessoa. Quando estiver em algum lugar perto de vocês, seja na tua cidade ou na cidade de outros, não deixe de assistir, porque vale a pena, especialmente para os pais que estão ávidos por mostrar cada vez mais arte de qualidade para seus filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Para crianças e adultos, um presente de qualidade nas escolas e teatros, alimento, educação pra vida.
ResponderExcluirJá estou na fila dos ingressos!
Eu quero! Eu quero!
ResponderExcluirVEM PRA sÃO PAULO OU VAMOS MONTAR UMA TRUPE POR AQUI????
ResponderExcluir