quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um ano doce para todos nós

Na próxima sexta (18/09), será o ano novo judaico. Segundo o calendário dessa religião, entraremos no ano 5770, e o Rosh Hashaná (que significa cabeça do ano) é comemorado comendo maçã com mel, para que o ano seja doce. É nesse momento que se inicia um processo de introspecção e meditação sobre o ano que se passou, culminando no Yom Kipur, o dia do perdão, onde Deus decidirá quem será escrito no Livro da Vida para o ano que se inicia.

As tradições guardam o ensinamento dos povos, que, por sua vez, constituem o mapa maior do ensinamento da humanidade, com a junção dos ensinamentos de tantas outras religiões e povos.

Compartilho aqui a mensagem que escrevi para meus dois filhos menores, João e Antônio, celebrando esse ano que também inicia para eles, e desejo a todos um ano novo doce e feliz como o sorriso dos dois:


Um novo ano inicia a cada velho ano que passa, seguindo a roda infinita da vida. Na cabeça desse ano encontramos uma caixa de várias coisas para ajudar na nossa reflexão, que é aquela chavinha dentro da nossa cabeça e que nos ajuda a pensar no que é certo e no que é errado. Essa caixa tem de tudo: esperança, sonhos, amor, fé, perdão, risadas, tudo o que pode ajudar para que sejamos sempre lembrados não somente no Livro da Vida do Criador, mas também no livro da vida de todos aqueles que, como nós, buscam sempre seguir a eterna trilha da vida querendo dignidade, respeito e oportunidade para todos. Um ano novo doce para vocês, como o açúcar e como esse amor que só cresce dentro deste peito de pai.

4 comentários:

  1. Shana Tová pra ti, meu querido amigo!!!!
    Muitos momentos sabor maçã com mel!!!!
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Ed ! Voce sempre me emociona !!

    Um ano lindo, cheio de paz e amor para o planeta !

    Kika

    ResponderExcluir
  3. Karin e Kika, amigas de sempre, valeu o carinho e que este ano novo traga ventos novos e bons às nossas velas. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Papai, Shaná Tová Umetuká. Te amamos muito. João e Antônio... acabam de ouvir o texto e se ligaram na "chavinha da cabeça...". rsrs . E eu, nem preciso dizer o que achei e sempre acho de suas mensagens, tanto que pedi, inclusive, direitos autorais para passar adiante à galera.

    Bjao em vcs.

    Malvina, Johnny e Tom

    ResponderExcluir