terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Haja panetone!"

A expressão do ministro Ayres Brito foi proferida após ser informado de que o governador Arruda recebera o dinheiro de seu assessor para comprar panetones que seriam distribuídos à população carente do Distrito Federal. Já o colunista José Simão informa que o governador queria mesmo era comprar a Bauducco, tamanha a quantidade de dinheiro recebido no esquema de corrupção, instalado desde 2006 (difícil acreditar que não ocorria beeeem antes disso).

Fato é que quando menos achamos que nada mais pode nos surpreender, aparece o maior escândalo político que já se viu no país - até agora. A quantidade de vídeos e gravações feitas, onde aparecem integrantes dos poderes executivo e legislativo do DF, posicionados em cargos de alto escalão - como é o caso do próprio governador e do presidente da câmara distrital, equivalente às Assembléias Legislativas dos estados - além de fornecedores do governo, deputados, secretários, vice-governador e dono de jornal, que deveria informar ao invés de ludibriar, caíram como uma bomba no cenário político nacional.

O DEM, partido que mais se empenhou na investigação do mensalão do PT, se viu com o seu próprio sistema de compra de votos e corrupção montada na estrutura que era, até então, tida como uma das mais respeitáveis administrações públicas do país. O governador Arruda angariava inclusive o respeito de integrantes de partidos de oposição, pelos indicadores demonstrados, o que teoricamente lhe rendia o apoio da quase totalidade de deputados da câmara distrital. Resta saber se eram todos remunerados com panetones ou não.

O PSDB, que integra o governo com o seu presidente regional sendo envolvido no escândalo, vislumbra efeitos negativos para a parceria entre os partidos para a eleição de 2010, por isso tomou a decisão de deixar o governo do DF para não se ver ainda mais contaminado com a lama que anda escorrendo por lá, e que Arruda já disse que poderá ser maior ainda, caso o partido insista em "radicalizar" com ele. Fico aqui pensando o que seria "radicalizar" para ele...

Mas a questão é, se acharmos que isso é um fato isolado, logo teremos outro escândalo nos surpreendendo, porque esse esquema, usado por PT, PSDB e DEM em diversas esferas de governo, é padrão, e deve ser lugar comum nos gabinetes, meias, cuecas, residências oficiais e demais buracos em que esses roedores se metem. Solução para isso? Transparência! Exatamente o que não se consegue aprovar no congresso ou em assembléias legislativas.

Para que possamos acompanhar isso direito, para que a quantidade de furos que fizeram na mangueira da democracia sejam fechados e deixem de escorrer a dignidade necessária, é fundamental o envolvimento de cada cidadão, individualmente e organizado em espaços coletivos como as redes sociais. As estruturas de controle existem, e, se elas não fazem pontes com os cidadãos, tratemos de criá-las em direção a elas, façamos com que cumpram sua função ou sejam reorganizadas ou mesmo extintas, como é o caso dos Tribunais de Contas. O que não dá é para sermos surpreendidos com um governador pego com a "boca na botija" tendo a cara de pau de ler as aspas do texto feito por seus advogados, que, diga-se de passagem, são três, escolhidos entre os mais caros do país.

A julgar pelos honorários que o governador está pagando, o Natal da "famiglia" Arruda será minguado de panetone.

Um comentário:

  1. Salve Edney!
    Vindo de onde vem, não dá nem pra estranhar. Esses recursos sujos vem dos remanescentes da ARENA. A grande angústia é saber que enquanto esse país não se conscientizar da necessidade de investimentos maciços em educação; não adianta nada ser a 5ª, a 4ª a 2ª economia do mundo. Vamos continuar sendo cidadãos de quinta categoria, conduzidos por uma massa de políticos de última.

    ResponderExcluir